Voltar

Noticias

Você já ouviu falar em herpes-zóster?

O herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, é causado pelo mesmo vírus da catapora. Após desenvolver catapora, o que normalmente acontece na infância, o vírus permanece adormecido no sistema nervoso ao longo da medula espinhal do inpíduo. Quando há queda da imunidade, pode ocorrer a reativação do vírus e o desenvolvimento de herpes-zóster.

No Brasil, a cada ano, registram-se cerca de 10.000 hospitalizações no SUS por varicela e herpes-zóster. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos de idade.

Até 2 semanas antes do aparecimento das bolhas na pele, podem ocorrer sintomas inespecíficos como mal-estar, dor localizada em um dos lados do corpo, ardência e perda de sensibilidade. Uma área vermelha, bem delimitada, com pequenas bolhas, surge então no local da dor, principalmente na região do tórax, abdome e rosto (perto dos olhos), e permanece por 7 a 10 dias. Após, as bolhas rompem-se, fundem-se, secam e formam crostas. Esse quadro completo dura cerca de 1 mês.

O principal sintoma em adultos é a dor intensa na extensão do nervo da medula espinhal até a pele, que pode permanecer mesmo após a cura das lesões da pele. É a chamada neuralgia pós-herpética. Na maioria das vezes, essa neuralgia se resolve nos 3 primeiros meses, mas em alguns casos pode persistir por anos.

A incidência e o nível de gravidade do herpes-zóster, bem como a frequência e o nível de gravidade de suas complicações, aumentam drasticamente com a idade - dois terços dos casos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos.

A dor associada ao herpes-zóster pode perturbar o sono, o humor, o trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente na qualidade de vida e levando ao distanciamento social e à depressão. O herpes-zóster na região dos olhos costuma ter complicações frequentes, e pode afetar permanentemente a visão.

Para o tratamento do episódio agudo de herpes-zóster são utilizados, em geral, medicamentos antivirais, na tentativa de diminuir o tempo, o nível de gravidade e as complicações; analgésicos para reduzir a dor e corticóides para reduzir o processo inflamatório.

Se você tem mais de 50 anos, consulte seu médico para saber como se prevenir do herpes-zóster.